terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Autoavaliação - Capítulo 3

Concordância Nominal


Ao final desse estudo, você deverá ser capaz de responder as seguintes questões:
1 - O que é concordância nominal?
2 - Qual a concordância nominal de adjetivo posposto a dois ou mais substantivos?
3 - Qual a concordância nominal de adjetivo anteposto a dois ou mais substantivos?
Como aplicar as regras para casos especiais de concordância nominal?



Aplicando: Atividades

1. Reescreva no seu caderno as frases a seguir, fazendo a devida concordância das palavras entre parênteses.
a) Meu avô gosta de folhear jornais e revistas (velho).
b) É (proibido) venda de alimentos nesse local.
c) É (proibido) a venda de alimentos neste local.
d) Esta comida é (pouco) nutritiva.
e) A porta (meio) aberta deixava ver o armário e a cama (desarrumado).
f) Todos os dias, ele almoça ao meio-dia e (meio).
g) Ela saiu (muito) apressada e nem disse (obrigado).
h) Ela estava (meio) nervosa e não conseguiu se explicar.
i) A gasolina custa muito (caro).
j) Vi uma loja de sapatos e roupas (usado).
k) Já era meio-dia e (meio), quando as crianças voltaram da visita ao planetário.
l) Os meios de comunicação têm divulgado (bastante) problemas sobre o meio ambiente.
m) A moça saiu feliz da reunião; ela dizia repetidamente ao seu novo chefe: “Muito (obrigado).

2. Que palavra completaria adequadamente este poema: meio ou meia? Por quê? Levo a vida assim,
______ direita,______ torta,
Às vezes arrombando a festa
Outras, dando com a cara na porta.

(Ulisses Tavares. Viva a poesia. São Paulo: Saraiva, 1997.p.20.)


3. Leia e compare as frases abaixo:
Costumo comer bastantes frutas.
Ele mastiga bastante os alimentos.
Hoje ela não comeu o bastante no almoço e logo ficou com fome.
a) Em uma das frases, a palavra bastante é adjetivo e tem o sentido de “várias, diferentes”. Em que frase isso ocorre?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Em uma das frases, bastante é um advérbio que intensifica a ação verbal.
Identifique a frase em que isso ocorre.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Leia essa tira:


Responda:
Haveria alteração no enunciado “Obrigado pelo empurrão!” caso o motorista fosse do sexo feminino? Se afirmativo, como ficaria?
_________________________________________________________________________________

5. Passe o sujeito das frases a seguir para o plural, obedecendo à concordância correta:
Ouve-se a música preferida pelo rádio_____________________________.
Demorou a chegar até nós a alegre notícia _________________________.
Começa muito tarde o programa noturno.__________________________.
Era sempre eu o atrasado.________________________________________
Faz-se bolo caseiro._____________________________________________.



Aplicando atividades

1. Leia o texto e faça uso dos sinais de pontuação adequados.
No céu e na terra.
Na costa do Paraná e ainda sem um plano de preservação oficial o arquipélago dos Currais é um dos mais importantes viveiros naturais de aves marinhas do Brasil Habitam as três ilhas Grapirá, Três Picos e Filhote por volta de 20 mil aves de cerca de 30 espécies Entre elas estão o atobá ou mergulhão Sula leucogaster e a fragata Fregata magnificens Aves migratórias como os trinta-reis-do-bico-amarelo Sterna eurygnatha também usam as ilhas para se reproduzir E até pinguins são vistos nos meses de inverno.  (Revista National Geographic Brasil, jun. 2002, p.26.)

2. Leia as frases:
Bruno, meu vizinho, adora jogar futebol.
Bruno, meu vizinho adora jogar futebol.
Justifique o uso da vírgula em cada uma das orações.

3. Pontue os textos adequadamente:
Sempre o Juquinha
A mãe recebe o boletim das mãos da professora Juquinha tirou segundo lugar em matemática.
Ela se entusiasmou com o filho e a professora diz
Isso não parou de puro acaso
Como assim:
Todas as crianças ficaram em primeiro lugar este mês

Outra do Juquinha
Na escola a professora pede ao Juquinha
Enumere cinco coisas que contêm leite
Queijo, manteiga sorvete de creme e duas vacas


4. Leia a tira a seguir para responder as questões abaixo:


a) É comum os pontos de interrogação e exclamação serem empregados juntos, com a intenção de expressar determinada entonação, o estado emocional de uma personagem,etc. De acordo com o contexto, o que o emprego desses sinais juntos expressa na fala da mulher no 2º quadrinho?

b) Observe a frase empregada no último quadrinho. Se colocássemos uma vírgula entre os termos não e no futebol, o emprego dessa vírgula alteraria o sentido da frase?
Justifique sua resposta.


5. Coloque a vírgula onde for necessário:
a) Da próxima vez que vier nos visitar estarei bem longe daqui.
b) Não fique triste irmã que ele não merece esse sofrimento.
c) A cozinheira desde que voltou da fazenda anda inventando pratos da roça.
d) De tanto sonhar acordado de tanto chegar atrasado você vai acabar perdendo o emprego.
e) Feitas as recomendações necessárias após um demorado abraço a mãe ainda chorosa liberou o filho para que entrasse no vagão.
f) Quando a canoa já ia longe já no invisível do horizonte foi que o pescador se lembrou da conversa que tivera na véspera com o vendeiro.
g) Faça chuva ou faça sol o time estará pronto para o melhor combate.
h) Assim o herói chegava de sua longa aventura: sem cavalo sem escudo sem esperança.
i) América do Norte significa trabalho fé heroísmo indústria capital força e matéria. (Eça de Queiroz)

6. Pontue os trechos com vírgula, ponto-e-vírgula e dois-pontos onde for necessário.
a) Para que a planta sobreviva são necessários alguns cuidados dar água ao vaso todos os dias dar luz as folhas todos os dias dar adubo à terra de vez em quando e podar os ramos todos os anos.
b) Assim há de ser o sermão há de ter raízes fortes e sólidas porque há de ser fundado no Evangelho há de ter um tronco porque há de ter um só assunto e tratar uma só matéria deste tronco hão de nascer diversos ramos que são diversos discursos mas nascidos da mesma matéria e continuados nela estes ramos hão se ser secos senão cobertos de folhas porque os discursos hão de vestidos e ornados de palavras. [...] (Pe. Antônio Vieira, Antologia. Rio de Janeiro: Agir, p.109.)

7. Justifique a pontuação (travessão, parêntese e aspas) utilizada nos enunciados a seguir:
a) — Um feiticeiro conhece todos os feiticeiros.... - ironiza o velho sozinho. (Mia Couto)
b) O médico decidiu que dessa vez (ele não costuma abrir exceções a ninguém) iria deixá-lo entrar após terminado o horário de visita.
c) Quantas vezes se escreveu, neste jornal, que “ a democracia está por um fio” ?
d) Os estrangeiros hoje já não conseguem morada - em todo o continente europeu - sem a evidência de que não pretendem ocupar postos de trabalho da população local.
e) “Apressa-te” dizia a si mesmo o homem , aflito em sua fuga.
f) Maria trouxe o novo namorado - provavelmente um lunático, como ela - para apresentar a família.
g) Os atrasos dos voos foram aclarados : “ overbooking”, repetem todos os jornais.

8. O texto a seguir é de autoria de Ana Miranda. Sua pontuação e maiúsculas foram retiradas. Tente devolver ao texto seu ritmo original, dividindo os períodos, acrescentando vírgulas, dois-pontos, ponto final.
Nossos diziam que para nos tornar seres completos era preciso escrever um livro plantar uma árvore e ter um filho meu pai que era engenheiro acrescentava construí uma casa escrevi livros até demais tenho um filho e plantei uma árvore no jardim da casa onde cresci uma muda do pau-rosa ou flor-do-paraíso que havia sido esquecida ao lado de uma cova estreita e funda uma muda frágil com poucas folhas mais alta do que a menininha que a salvou a muda cresceu transformou-se em um majestoso flamboyant coberto de flores vermelhas. Ana Miranda. Um amor, uma cabana.
HTTP://www.jornaldepoesia.jor.br

9. No parágrafo a seguir, o autor utilizou 6 vírgulas e 3 pontos finais. Copie o parágrafo, colocando esses sinais convenientemente.
O mundo da literatura como o mundo da linguagem é o mundo do possível esta afirmação não tem nada de novo já Aristóteles respondendo a Platão dizia que enquanto a história narrava o que realmente tinha acontecido o que podia acontecer ficava por conta da literatura.
Marisa Lajolo. O que é literatura. São Paulo: Brasiliense, 1983, p.45

10. Coloque os dois-pontos nos seguintes enunciados:
a) O motivo da minha visita é claro quero retomar nossa conversa.
b) O professor repetia “ quem havia escrito aquelas palavras na lousa”?
c) É como dizem por aí “longe dos olhos, longe do coração”.
d) “A notícia de sua perda veio aos poucos a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada”. (Dalton Trevisan, Apelo)
e) Senhora condômina sinto informar que o atraso implica o pagamento de multa.



Praticando- Atividades

1. Em cada uma das sequências abaixo, há pelo menos uma palavra que não deve ser acentuada. Identifique as palavras que devem ser acentuadas e reescreva-as, acentuando-as adequadamente.
a)  juizes, jiboia, rainha, epopeia, povareu, cauboi
b)  faisca, distraido, amendoim, paraiso, suite, miudo, berimbau
c)  carnauba, ciume, feiura, gaucho, conteudo, saude, miudo, berimbau
d) pinceis, saude, viuvo, gratuito, azaleia, colmeia, reu, plateia

2. Copie a alternativa em que há um erro de acentuação, corrigindo-o. Em seguida, justifique sua escolha.
a)  maracujá – argúi – rapé
b) lápis – tainha - túnel
c) chapéu – hifen – item
d) jataí – régua – próton
e) ruim – órgão – egoísta


3) Passe para o plural as palavras anel, papel, lençol e carretel.
Explique a alteração que ocorre nessas palavras no que se refere à acentuação gráfica.

4. Assinale a alternativa em que todos os vocábulos são acentuados por serem oxítonos:
a) paletó, avô, pajé, café, jiló
b) parabéns, vêm, hifen, saí, oásis
c) você, capilé, Paraná, lápis, régua
d) amém, amável, filó, porém, além
e) caí, aí, ímã, ipê, abricó
5. Sob um ..... de nuvens, atracou no ..... o navio que trazia o ..... .
a) veu, porto, heroi d) véu, porto, heroi
b) veu, pôrto, herói e) véu, porto, herói
c) véu, pôrto, herói

6. Indique a alternativa em que nenhuma palavra é acentuada graficamente:
a) lapis, canoa, abacaxi, jovens
b) voo, legua, assim, tenis
c) ruim, sozinho, aquele, traiu
d) flores, açucar, album, virus
e) saudade, onix, grau, orquidea

7. Em todas as alternativas as palavras foram acentuadas corretamente, exceto em:
a) Eles têm muita coisa a dizer.
b) Estude os dois primeiros ítens do programa.
c) Afinal, o que contém este embrulho?
d) Foi agradável ouvir aquele orador.



Exercitando:

1. Use o acento grave, onde ocorrer crase:
a) Os alunos saíram a procura do livro recomendado pelo professor.
b) As vezes, canto para não chorar.
c) As crianças estavam ansiosas para ir a festa.
d) Gosto de andar a cavalo.
e) Foi entregue um pacote aquele senhor.
f) Solicitamos a V. Exa. providências imediatas.
g) É preciso obedecer as leis de trânsito.
h) Os meninos voltaram a jogar bola.
i) Não gosto muito de ir a bailes. Prefiro ir a concertos.
j) Há tempos não assisto a uma boa apresentação de dança.
l) O presidente se referia aquele grave problema acerca do número de analfabetos no país.
m) Todos se apegaram aquele menino adotado, que trouxe união a família.
n) Já está tudo pronto para nossa excursão a Bahia, a Minas Gerais e a Goiás.
o) As terças-feiras, as oito horas, o coral se reúne na igreja local.
p) A prova deve ser feita a tinta e não a lápis.
q) Depois do ocorrido, não posso mais garantir meu apoio aquelas normas discutidas ontem na reunião dos condôminos.

2. Há crase:
a) Responda a todas as perguntas.
b) Avise a moça que chegou a encomenda.
c) Volte sempre a esta casa.
d) Dirija-se a qualquer caixa.
e) Entregue o pedido a alguém na portaria.
3. Assinale a alternativa em que não deve haver o sinal da crase:
a) O sonho de todo astronauta é voltar a Terra.
b) As vezes, as verdades são duras de se ouvir.
c) Enriqueço, a medida que trabalho.
d) Filiei-me a entidade, sem querer.
e) O sonho de todo marinheiro é voltar a terra.

4. Qual das alternativas completa corretamente os espaços vazios?
      “E entre o sono e o medo, ouviu como se fosse de verdade o apito de um trem igual ....... que ouvia em Limoeiro.” (José Lins do Rego)
      “Habituara-se....... boa vida, tendo de tudo, regalada.» (J. Amado)
      “Os adultos são gente crescida que vive sempre dizendo pra gente fazer isso e não fazer ....... .” (M. Fernandes)
a) àquele, aquela, aquilo
b) aquele, àquela, aquilo
c) àquele, àquela, àquilo
d) aquele, aquela, aquilo
e) àquele, àquela, aquilo

5. Assinale a frase em que o acento indicativo de crase foi empregado incorretamente:
a) Ao voltar das férias, devolverei tudo à Vossa Senhoria.
b) O candidato falou às classes trabalhadoras.
c) Fiquei à espera de meus amigos.
d) Sua maneira de falar é semelhante à de Paulo.
e) Você só poderá ser atendido às 9 horas.


6. Leia o poema e faça o que se pede:
XIX

O luar quando bate  na relva
Não sei que cousa me lembra...
Lembra-me a voz da criada velha
Contando-me contos de fadas.

E de como nossa senhora vestida de mendiga
Andava à noite nas estradas
Socorrendo as crianças maltratadas...
Se eu já não posso crer que isso é verdade,

Para que bate o luar na relva?

a) Dê a classificação morfológica das palavras a, à  e as que aparecem destacadas no poema.

b) Explique a ocorrência da crase nesta frase:
Andava à noite nas estradas.

c) Reescreva a frase do item b, substituindo a palavra noite por pé. Justifique as alterações ocorridas nela com relação à crase.


7.Entre as frases seguintes, há duas nas quais o acento indicador de crase está empregado em desacordo com a variedade padrão escrita. Indique-as.

a) Daqui a pouco, os pugilistas vencedores em seus Estados estarão frente a frente, disputando o 1º lugar no torneio nacional.
b) Fomos à lanchonete após as aulas do curso de inglês.
c) Emocionada, ela começou à chorar no final do filme.
d) A mãe costumava esperar seus filhos ora sentada à porta da frente da casa, ora encostada à janela.
e) O diretor chamou à aluna representante da equipe vencedora para receber a medalha de campeã.

8. Justifique a ocorrência do erro no acento indicador de crase, nas frases da questão anterior.

9. A única frase em que o a destacado deveria ser grafado com o acento grave indicativo de crase é:
a) Estou pronto a discutir o novo projeto.
b) Pelé fará uma viagem a Roma.
c) O presidente não fez alusão a qualquer ministro.
d) Vamos a sala vizinha, disse o ministro.
e) Preferiu morrer a entregar-se.


Exercitando:

1.Complete as frases usando: por que, por quê, porque, porquê
a) Paula passa horas na biblioteca, _____________ gosta de ler.
b) Você vai sair tão tarde, ________________?
c) A agência de viagens não nos explicou o ________________ do cancelamento da excursão que programamos há mais de um mês.
d)______________ ele não pode assistir  à televisão até tarde? E eu, __________ não posso?
e) Ficar na festa até mais tarde, _____________?
f)___________ você me deixou esperando todo esse tempo?
g) Não sei __________ esse aluno é tão rebelde.
h) O deputado explicou _______________ precisa de mais tempo para apresentar seu relatório.
i) Você não veio votar ______________ é contrário ao projeto?
j) Não entendo o _______________ da sua revolta.


2. Transforme as frases interrogativas diretas em interrogativas indiretas, e vice-versa, observando a grafia da palavra porque. Veja o exemplo:
Exemplo: Você não compareceu à aula de recuperação por quê?
Eu gostaria de saber por que você não compareceu à aula de recuperação.
a) O secretario de esportes quer saber por que vocês se recusam a participar dos jogos do interior.
b)Você não quer ir ao supermercado comigo por quê?



Exercitando:
Complete as frases com mal ou mau, de acordo com o contexto:
Ela ficou ____- humorada depois que aquele garoto ______ criado e ______ educado a tratou __________.
O menino está passando _______ devido ao ________ resultado de sua avaliação de matemática.
Sempre soube que ele tinha um _______ caráter.
O professor não aceitou nossa pesquisa, porque, segundo ele, está ______ feita.
Dizem que o urubu é ave de ________ agouro.



Exercitando:
Complete as frases com senão ou se não.
01 - Vá de uma vez,________ você vai se atrasar.
02 - Nada mais havia a fazer __________ conformar-se com a situação.
03 - O presidente nada assinará ___________ houver consenso.
04 - Luta, __________ estás perdido.
05 - Não era ouro nem prata,____________ ferro.
06 - Havia dois jogadores, _________ três.
07 - Não encontrei um __________ na apresentação da peça.
08 - ___________ for possível despachar a mercadoria, telefone-me.
09 – E foi ____________ quando os presentes o puderam desmascarar.
10 - Quem poderia ser _____________ você?
11 - Acha que haveria muitas pessoas em frente ao televisor ___________ tivesse. uma boa imagem?
12 - Ninguém, ______________ você, me escreveu.
13 - Seremos advertidos  _____________ forem trabalhar.
14 – Não visitava ninguém ____________a eles.
15 - Se convém, é delicado; ______________, é taxativo.
16 - Eis a vantagem, disse, ______________ ela nunca o procuraria.
17 - Não era nem um nem dois, _____________uma verdadeira multidão.
18 – Não o fez para irritá-lo, ____________ para adverti-lo.
19 - Ninguém, _______________ os irmãos Correa, compareceram à cerimônia.
20 -  ____________ chover, iremos passear.



Exercitando:
1.Complete as frases a seguir, usando uma das formas entre parênteses, de acordo com o contexto.
a) O professor releu meu texto ___________ de avaliá-lo com mais cuidado. (afim - a fim de)
b) A aula de ginástica se inicia sempre no mesmo horário: _______ dia e ________ . (meio - meia)
c) É melhor você estudar mais, _______________ de ficar conversando ao telefone. (ao invés de - em vez de )
d) Ainda bem que o acidente não foi grave. Temos de rir ______________ chorar. (ao invés de - em vez de )
e) Neste ano, _________________ de 1 milhão e meio de vestibulandos disputando vagas nas universidades públicas.  ( a  cerca de - acerca de - há cerca de )
f) Meus argumentos iam muitas vezes ________________ daquele deputado, embora pertencêssemos a partidos de filosofias opostas. ( de encontro aos - ao encontro dos)
g)______________ realizamos o primeiro encontro para a implantação de uma biblioteca numa aldeia indígena em Roraima. (acerca de - há cerca de )
h) Parece satisfatório o fato de apresentarmos alternativas _________ para a solução do problema educacional na cidade ( a fins - afins)
i) Todas as tentativas foram plausíveis ______________, mas o resultado provocou muita divergência. ( a princípio - em princípio)
j) O prefeito ainda não sabia ______________ queria chegar o engenheiro com aquele projeto grandioso sobre um simples campo de futebol. (onde - aonde)







Autoavaliação - Capítulo 2


1) Elabore uma carta comercial sobre o não recebimento de mercadoria solicitada.

2) Para que você reforce ainda mais seus conhecimentos sugerimos que você elabore um abaixo-assinado dos moradores do seu bairro, solicitando o asfaltamento de ruas.

3) Sugerimos que você elabore o seu Curriculum Vitae.

4) Crie agora um requerimento sobre um futuro desconto em uma faculdade que você queira cursar.

5) Escolha um dos modelos de relatórios apresentados, e produza o seu, com o tema livre.

6) Mande agora um e-mail para danielepontes10@hotmail.com dizendo o que você está achando desse módulo, fazendo todas as críticas construtivas pertinentes.

7) Diferencie os três tipos de correspondências estudadas nesse módulo, produzindo-as e apontando as suas características fundamentais para que se consiga identificar cada tipo.

Autoavaliação - Capítulo 1


Gêneros Textuais

1) Agora para memorizar melhor esse capítulo estudado sugerimos a você que leia o  trecho a seguir e diga qual é o tipo e o gênero textual próprio, e quando chegar a uma resposta explique o porquê dessa resolução, apontando as características percebidas que levaram a você  a essa conclusão. 

Pegue a areia e despeje-a no tabuleiro. Se a areia estiver seca, umedeça-a, até ficar boa para a modelagem. Alise a areia com a régua até ficar bem plana (a areia deve ficar um centímetro mais baixa do que a borda da forma). Com o punho fechado, compacte toda a superfície de areia, socando bem. Alise-a novamente com a régua. 

2) Leia o texto abaixo: 
Promover a inclusão digital não se limita a dar o acesso às tecnologias da informação e da comunicação. Inclusão digital se relaciona mais a motivação e a capacidade para utilização destas tecnologias de forma crítica e empreendedora. Os objetivos de uma inclusão digital que se diga efetiva devem envolver, necessariamente, o uso da tecnologia para o desenvolvimento pessoal e comunitário, para a construção de uma consciência histórica, política e ética, para a qualificação profissional e geração sustentável de renda e emprego, para a produção e disseminação do conhecimento, e para a ação cidadã e transformação social. 
Fonte: http://revista.ibict.br/inclusao/index.php/inclusao/article/viewfile/78/92 

Predomina no texto: 
a) A narração 
b) O diálogo 
c) A dissertação 
d) A descrição 

3) Lei o texto abaixo: 
A origem do spam provém da contração das palavras inglesas “spice ham”, que era uma marca de presunto barato enlatado e distribuído de forma maciça às tropas inglesas nos tempos de guerra. Ele era refugado pelos soldados, porque não era pedido e todos tinham dificuldade em comê-lo, pois não era apetitoso. Por essa razão, denominou-se de spam o lixo eletrônico, aquelas comunicações não solicitadas, muitas vezes enviadas de forma maciça, que ninguém quer e o usuário se apressa em excluir. 
Fonte: http://www.amprs.org.br/arquivos/comunicao_noticia/invasao_intimidade_na era_digital.pdf

Finalidade do texto é: 
a) Advertir 
b) Informar 
c) Solicitar 
d) Divertir 

Predomina no texto 
a) A narração 
b) Dissertação 
c) Descrição 
d) Diálogo 

4) Marque certo ou errado, quanto ao texto dissertativo: 
a) O texto dissertativo é formado por espaço, personagens, enredo, tempo e ponto de vista. (   ) 
b) Podemos concluir a dissertação com uma indagação. (   ) 
c) A principal finalidade da introdução é fazer com que o leitor tenha um primeiro contato com a ideia a ser transmitida (    )

Problematizando - Capítulo 3


Observe o anúncio


a) Qual é a intenção dessa propaganda? Como você sabe disso?
b) Para que tipo de pessoas ela se dirige (adultos, crianças, adolescentes, …) Por quê?
c) Descreva os recursos usados no anúncio para chamar atenção das pessoas e alcançar seu objetivo (cores, imagens, frases, etc.).

d) Você acha que o anúncio é criativo, consegue convencer as pessoas? Por quê? Você deve ter percebido, que os textos estão carregados de sentidos e intenções. É o que chamamos de intencionalidade discursiva.
Na construção de um texto, assim como na fala, usamos mecanismos para garantir ao interlocutor a compreensão do que se escreve / diz. Esses mecanismos linguísticos que estabelecem a conectividade e a retomada do que foi escrito / dito, são os referentes textuais e buscam garantir a coesão textual para que haja coerência, não só entre os elementos que compõem a oração, como também entre a sequência de orações dentro do texto. Como vimos, o significado do texto depende das relações existentes entre as unidades linguísticas (palavras). É esse todo significativo que coloca os indivíduos em interação comunicativa, que é o momento em que a palavra adquire seu sentido pleno: a ideia compartilhada dos interlocutores.
Para que um texto tenha um todo significativo, e não um amontoado de frases soltas, sem conexão, é necessário que ele tenha textualidade. A coerência e coesão textuais são dois dos elementos fundamentais que conferem textualidade a um texto.

Problematizando - Capítulo 2


Mas afinal como fazer uma carta comercial? Vejamos a estrutura que deve ser seguida:
1º Passo: O papel deve ter o timbre e/ou cabeçalho, com as informações necessárias (nome, endereço, logotipo da empresa). Normalmente, já vem impresso.

2º Passo: Coloque o nome da localidade e data à esquerda abaixo do timbre. Coloque vírgula depois do nome da cidade! O mês deve vir em letra minúscula, o ano dever vir junto (2008), sem ponto ou espaço. Use ponto final após a data.

3º Passo: Escreva o nome e o endereço do destinatário à esquerda e abaixo da localidade e data.

4º Passo: Coloque um vocativo impessoal: Prezado(s) Senhor (es), Caro cliente, Senhor Diretor, Senhor Gerente, etc.

5º Passo: Inicie o texto fazendo referência ao assunto, tais como: “Com relação a...”, “Em atenção à carta enviada..”, “Em atenção ao anúncio publicado...”, “Atendendo à solicitação...”, “Em cumprimento a...”, “Com relação ao pedido...”, “Solicito que...”, “Confirmamos o recebimento”, dentre outras.
Observação: Evite iniciar com “Através desta”, “Solicito através desta”, “Pela presente” e similares, pois são expressões pleonásticas, uma vez que está claro que o meio de comunicação adotado é a carta.

6º Passo: Exponha o texto, como dito anteriormente, de forma clara e objetiva. Pode-se fazer abreviação do pronome de tratamento ao referir-se ao destinatário: V.Sª.; V. Exa.; Exmo.; Sr.; etc.

7º Passo: Faça o fecho da carta, o seu encerramento. Despeça-se em tom amigável: Cordialmente, Atenciosamente, Respeitosamente, Com elevado apreço, Saudações cordiais, etc.

Observação: Evite terminar a carta anunciando tal fato (Termino esta) ou de forma muito direta (Sem mais para o momento, despeço-me).

Problematizando - Capítulo 1


Vamos fazer uma reflexão inicial: será que ler e compreender são a mesma coisa?
Anote agora sua resposta. Depois, continue a leitura.

Vamos fazer uma experiência? Leia o texto abaixo:

O filósofo usou os motivos centrais do pensamento de Heidegger para gerar sua hermenêutica. O caráter radical de sua proposta deriva da reversão que ele fez da orientação idealista ou epistemológica das teorias do conhecimento para teorias da vida e do ser humano. Dessa forma suas teorias precedem e contextualizam a oposição usual entre a hermenêutica da suspeição e a hermenêutica da descoberta. A estrutura da vida humana integralmente interpretativa é a condição de possibilidade, não apenas dos tipos de hermenêutica, mas da teoria política e social de modo geral.
Agora responda honestamente:

1. Você leu o texto acima, mas o compreendeu?

2. Você seria capaz de fazer um resumo desse texto? Com base nessa leitura, você se sente em condições de dizer o que é a orientação idealista, teoria do conhecimento, quem foi Heidegger, quais os motivos centrais do pensamento de Heidegger, o que é condição de possibilidade, qual reversão fez Heidegger, quem é o filósofo a que se refere o texto?

3. Por que você é capaz de ler, mas não é capaz de compreender o texto acima? Durante essa disciplina vamos compreender juntos essas questões.

Ler e compreender são competências distintas?

Você já percebeu a diferença entre ler e compreender? Vamos examinar, inicialmente, os sentidos da palavra ler  e as competências de que nós precisamos  para compreender, pois esse é um ponto que deve ser refletido.