terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Problematizando - Capítulo 3


Observe o anúncio


a) Qual é a intenção dessa propaganda? Como você sabe disso?
b) Para que tipo de pessoas ela se dirige (adultos, crianças, adolescentes, …) Por quê?
c) Descreva os recursos usados no anúncio para chamar atenção das pessoas e alcançar seu objetivo (cores, imagens, frases, etc.).

d) Você acha que o anúncio é criativo, consegue convencer as pessoas? Por quê? Você deve ter percebido, que os textos estão carregados de sentidos e intenções. É o que chamamos de intencionalidade discursiva.
Na construção de um texto, assim como na fala, usamos mecanismos para garantir ao interlocutor a compreensão do que se escreve / diz. Esses mecanismos linguísticos que estabelecem a conectividade e a retomada do que foi escrito / dito, são os referentes textuais e buscam garantir a coesão textual para que haja coerência, não só entre os elementos que compõem a oração, como também entre a sequência de orações dentro do texto. Como vimos, o significado do texto depende das relações existentes entre as unidades linguísticas (palavras). É esse todo significativo que coloca os indivíduos em interação comunicativa, que é o momento em que a palavra adquire seu sentido pleno: a ideia compartilhada dos interlocutores.
Para que um texto tenha um todo significativo, e não um amontoado de frases soltas, sem conexão, é necessário que ele tenha textualidade. A coerência e coesão textuais são dois dos elementos fundamentais que conferem textualidade a um texto.

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