terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Problematizando - Capítulo 1


Vamos fazer uma reflexão inicial: será que ler e compreender são a mesma coisa?
Anote agora sua resposta. Depois, continue a leitura.

Vamos fazer uma experiência? Leia o texto abaixo:

O filósofo usou os motivos centrais do pensamento de Heidegger para gerar sua hermenêutica. O caráter radical de sua proposta deriva da reversão que ele fez da orientação idealista ou epistemológica das teorias do conhecimento para teorias da vida e do ser humano. Dessa forma suas teorias precedem e contextualizam a oposição usual entre a hermenêutica da suspeição e a hermenêutica da descoberta. A estrutura da vida humana integralmente interpretativa é a condição de possibilidade, não apenas dos tipos de hermenêutica, mas da teoria política e social de modo geral.
Agora responda honestamente:

1. Você leu o texto acima, mas o compreendeu?

2. Você seria capaz de fazer um resumo desse texto? Com base nessa leitura, você se sente em condições de dizer o que é a orientação idealista, teoria do conhecimento, quem foi Heidegger, quais os motivos centrais do pensamento de Heidegger, o que é condição de possibilidade, qual reversão fez Heidegger, quem é o filósofo a que se refere o texto?

3. Por que você é capaz de ler, mas não é capaz de compreender o texto acima? Durante essa disciplina vamos compreender juntos essas questões.

Ler e compreender são competências distintas?

Você já percebeu a diferença entre ler e compreender? Vamos examinar, inicialmente, os sentidos da palavra ler  e as competências de que nós precisamos  para compreender, pois esse é um ponto que deve ser refletido.

Um comentário: